sábado, 15 de agosto de 2015

PROTEÍNAS

O que são proteínas?

Proteínas são moléculas grandes formadas através da junção de várias moléculas menores que serão quebrados para assim serem absorvidos pelo intestino. 

Estrutura das proteínas: 

As proteínas são formadas por um conjunto de mais de 50 aminoácidos. De todos os aminoácidos existentes, apenas 21 tipos diferentes formam todas as proteínas existentes no planeta. 

Papel das proteínas no organismo humano:

As proteínas têm uma variedade de funções no nosso organismo, dentre elas , a catálise (quebra) de reações químicas e função de transporte e de contração. As proteínas carregam através da nossa corrente sanguínea, vários nutrientes/substâncias do nosso corpo, como vitaminas, lipídeos, hormônios (que também podem ser proteínas) esteróide e minerais, do seu local de entrada (obtidos na alimentação) ou síntese (produzidos no próprio corpo, como é o caso dos hormônios) até o seu locado de ação ou eliminação. Actina e Miosina são duas proteínas muito importantes para o nosso corpo, essas duas proteínas são responsáveis pela contração muscular.

Diferença de Proteínas: 

Muitas pessoas, principalmente praticantes de musculação, têm uma certa dúvida sobre o que diferencia uma proteína de outra, qual a diferença da albumina pra glutamina, pro BCAA e assim por diante. Então, as proteínas quando ingeridas não são absorvidas na forma de proteína, elas são quebradas por enzimas digestivas para serem absorvida na forma de aminoácidos. 

Então o que difere uma proteína de outra já que elas nem são absorvidas em forma de proteína? A resposta é simples. O que difere uma proteína de outra são os aminoácidos que essa proteína possui em sua estrutura. 

E o que faz uma proteína ser considerada "melhor" que outra? A resposta é muito simples também. Na estrutura das proteínas existem os aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo NÃO produz) e os aminoácidos não essenciais (aqueles que o corpo produz). Quanto mais aminoácidos essenciais uma proteína possuir em sua estrutura, mais rica é considerada essa proteína. Um exemplo de proteína muito rica e bastante conhecida pelos praticantes de musculação é a albumina, a 'proteína da clara do ovo', a albumina possui grande quantidade de aminoácidos essenciais, por esse motivo é considerada uma proteína muito rica e importante para a nossa alimentação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário